Skip to main content

FOME

O aviso foi dado em Madrid há duas semanas, numa conferência global sobre alimentação: governantes e representantes das Nações Unidas concluiram que a fome iria aumentar este ano, não só nos habituais desgraçados países sub-saharianos e do sueste asiático, mas agora também nas Caraíbas e na Ásia Central.

A principal das causas estará, no entender dos conferencistas, nas perspectivas pouco animadoras de emprego.
Para além disso, os preços dos produtos alimentares irão aumentar em flecha no fim deste ano, princípios do próximo.

Os quase nulos investimentos na agricultura agravam ainda mais qualquer esperança de melhores dias.

Lá como cá, ameaçados pela fome.

Comments

José Leite said…
A fome é um dos subprodutos da crise!

A gula, a ganância, a cupidez, o regabofe (dos detentores do poder) é a génese dessa fome.

A fome está a jusante; a corrupção, o forrobodó, o nepotismo estão a montante...

O rio caudaloso do neoliberalismo caminha para o mar da depressão ...
IN VERITAS said…
Basta de aposentações e indemnizações milionarias agestor e altos quadros bancários e da administração publica...e que todos os quadros de eleição politica deixem de ser remunerados...apolitica é um dever dos cidadãos, não tem que ser remunerados só porque são presidentes de junta, deputados ou afins...

Popular posts from this blog

MORTE DE UMA PÁTRIA

                                                 MORTE DE UMA PÁTRIA        "No final da Idade Média havia já uma língua ucraniana distinta, com raízes eslavas", refere a historiadora neerlandesa Anne Applebaum em "Fome Vermelha - a guerra de Estaline contra a Ucrânia". E revela-nos também que há cerca de um século, a Ucrânia teria ganho a sua independência: "A partir deste dia, 9 de Janeiro de 1918, a República Popular da Ucrânia torna-se independente, não estando sujeita a ninguém, um Estado Soberano Livre do Povo Ucraniano".      A Ucrânia, o grande produtor de cereais, foi sempre o centro de disputas territoriais por parte da extinta União Soviética, e depois continuado pelo poder russo - a repetição da história! Fazia, e faz, parte dos planos o ataque à destruição da identidade nacional ucraniana.      Esse ataque final - destruição da identidade nacional ucraniana - ocorreu em 1932-33, e traduziu-se na morte pela fome de milhões de ucranianos.      N

DIA DA MARINHA

                                                                       DIA DA MARINHA     No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha, que este ano decorrem na cidade do Porto, está o NRP "Sagres" no rio Douro, atracado na Ribeira.   A "Sagres", sempre engalanada, irá receber a visita de multidões: uns, por curiosidade; outros, para melhor se irmanarem com a nossa Marinha, nascida há mais de 700 anos; e muitos outros - não tenho dúvidas - para demonstrarem gratidão por tantos feitos passados, e pelos quais devemos sentir orgulho.      O navio atracou ao cais no porto de Honolulu (Hawai), onde era aguardado por uma multidão de gente, na quase totalidade luso-americanos: avós, filhos e netos, descendentes de portugueses que em tempos emigraram.      Logo que o navio ficou aberto a visitas, todos queriam ser os primeiros a entrar a bordo, tal era a ansiedade. Com muito gosto e alegria foram recebidos!      Recordo um nosso compatriota, de avançada idade, subir o porta

25 MIL

                                                                                                                                                                                                   25 MIL     Como o próprio nome indica, o IUC (i - u - cê) é o imposto que faz com que tudo o que circula é obrigado a pagar: automóveis e motas, camiões e camionetas. Novos ou velhos, todos sujeitos a uma inspecção anual para se melhorar a segurança das pessoas e o ambiente: travões, luzes, pneus, emissões de gases - e tudo se paga!      A segurança está primeiro! Ora:     Se os carros não satisfizerem os parâmetros de segurança na inspecção periódica anual, não podem circular.      Se por se circular se paga o IUC, quem não puder comprovadamente circular não tem que o pagar.      Se, ainda na mesma área, os centros de inspecção autorizados detectarem níveis de emissões poluentes para além dos limites estabelecidos, os carros não podem circular.      Cristalidade clara!      Acontece que, por