Skip to main content


VIA VERDE

Dizem notícias frescas que será no próximo mês de Julho que se vai começar a pagar portagens nas SCUTs do litoral norte. Só falta ultimar os testes do processo de pagamento.

Na "nossa" auto-estrada" (!), IC1/A28, vai ser sempre a abrir: não haverá nenhuma cabine de portagem; será com o recurso à fotografia, como na Via Verde.

Por cá, fez-se o que se quis fazer, mas nem sempre o que deveria ser feito:

- há muito tempo que o representante maior da Póvoa (presidente da Câmara) declarou ser a favor do pagamento de portagens; isolou-se de todos os seus pares e não se importou, com essa atitude, de não estar a defender os interesses dos poveiros;

- o CDS-PP, em comunicado, anunciou ver "com agrado a possibilidade de se intrduzirem portagens no IC1/A28" (in "A Voz da Póvoa", de 03.11.2005);

- o PS e grupos de cidadãos poveiros debateram ideias e manifestaram-se publicamente contra o pagamento de portagens;

- do lado do PSD (o partido político que governa a Câmara Municipal): que sim...pois...talvez...paga...não paga...depois se vê...

Recentemente, e face à teimosia, autismo e surdez governamentais, tomaram-se outras medidas de chamada de atenção, para se corrigir enquanto é tempo:

- o PS promoveu uma acção, com larga cobertura nacional, para mostrar que não há alternativa ao IC1/A28 e, por consequência, é contra o pagamento de portagens;

- foi criada uma Comissão de Utentes, com larga adesão de cidadãos, para lutar pelo não pagamento de portagens, por não se verificar a satisfação de nenhum dos requisitos exigidos pelo Governo;

Em resultado destas acções:

- o CDS-PP é contra (agora) as portagens;

- o PSD está (agora) ao lado da população (devia estar à frente!);

- o presidente da Câmara aguarda uma decisão do Governo (!).

Se concretizar o pagamento de portagens , não justificadas e injustas, o Governo cometerá um erro crasso.
Se quiser reconsiderar (que é o que deve fazer), talvez tenha que enfrentar a concessionária, que parece ter mais poder e direitos que as populações atingidas.

Sinais dos tempos que vão correndo!

Comments

José Leite said…
Será que o «economicismo» é uma nova «salmonela»?!

Há que respeitar as regras, sim; mas admitir que por vezes as excepções são mais importantes...

Popular posts from this blog

MORTE DE UMA PÁTRIA

                                                 MORTE DE UMA PÁTRIA        "No final da Idade Média havia já uma língua ucraniana distinta, com raízes eslavas", refere a historiadora neerlandesa Anne Applebaum em "Fome Vermelha - a guerra de Estaline contra a Ucrânia". E revela-nos também que há cerca de um século, a Ucrânia teria ganho a sua independência: "A partir deste dia, 9 de Janeiro de 1918, a República Popular da Ucrânia torna-se independente, não estando sujeita a ninguém, um Estado Soberano Livre do Povo Ucraniano".      A Ucrânia, o grande produtor de cereais, foi sempre o centro de disputas territoriais por parte da extinta União Soviética, e depois continuado pelo poder russo - a repetição da história! Fazia, e faz, parte dos planos o ataque à destruição da identidade nacional ucraniana.      Esse ataque final - destruição da identidade nacional ucraniana - ocorreu em 1932-33, e traduziu-se na morte pela fome de milhões de ucranianos.      N

DIA DA MARINHA

                                                                       DIA DA MARINHA     No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha, que este ano decorrem na cidade do Porto, está o NRP "Sagres" no rio Douro, atracado na Ribeira.   A "Sagres", sempre engalanada, irá receber a visita de multidões: uns, por curiosidade; outros, para melhor se irmanarem com a nossa Marinha, nascida há mais de 700 anos; e muitos outros - não tenho dúvidas - para demonstrarem gratidão por tantos feitos passados, e pelos quais devemos sentir orgulho.      O navio atracou ao cais no porto de Honolulu (Hawai), onde era aguardado por uma multidão de gente, na quase totalidade luso-americanos: avós, filhos e netos, descendentes de portugueses que em tempos emigraram.      Logo que o navio ficou aberto a visitas, todos queriam ser os primeiros a entrar a bordo, tal era a ansiedade. Com muito gosto e alegria foram recebidos!      Recordo um nosso compatriota, de avançada idade, subir o porta

25 MIL

                                                                                                                                                                                                   25 MIL     Como o próprio nome indica, o IUC (i - u - cê) é o imposto que faz com que tudo o que circula é obrigado a pagar: automóveis e motas, camiões e camionetas. Novos ou velhos, todos sujeitos a uma inspecção anual para se melhorar a segurança das pessoas e o ambiente: travões, luzes, pneus, emissões de gases - e tudo se paga!      A segurança está primeiro! Ora:     Se os carros não satisfizerem os parâmetros de segurança na inspecção periódica anual, não podem circular.      Se por se circular se paga o IUC, quem não puder comprovadamente circular não tem que o pagar.      Se, ainda na mesma área, os centros de inspecção autorizados detectarem níveis de emissões poluentes para além dos limites estabelecidos, os carros não podem circular.      Cristalidade clara!      Acontece que, por